A misericórdia de Deus é para todos

Senhas diárias

04/06/2018

A aliança de Deus com o povo de Israel tinha dois lados: Deus se propunha a cuidar do povo, como seu povo especial, e o povo deveria amar a Deus e ser fiel a Ele. O povo deveria fazer um grande esforço para viver segundo as leis de Deus e ser o testemunho do amor do Senhor por todos os povos. O salmista sabia disso e lembra esta promessa de salvação que Deus mantinha, mas também lembra o compromisso do povo, e das pessoas, em mostrar amor por Ele vivendo segundo sua palavra. Eu salvarei os que me amam, isto é, manterei minha aliança e meu compromisso com aqueles que têm em mim seu Deus e Senhor e que mostram isso através da obediência aos meus mandamentos e minha vontade. A condição imposta por Deus - salvarei os que me amam - na verdade era uma maneira do Senhor lembrar seu povo de que a aliança tinha dois lados: Deus salvava e o povo mostrava amor a Ele pela obediência. Deus queria, e mostrou isso em Jesus, a salvação de todos os povos. Israel tinha a tarefa de mostrar aos outros povos como era a misericórdia e o amor de Deus e fazer com que estes povos se aproximasse deste Deus tão misericordioso para com seu povo. Israel perdeu-se em sua desobediência.
Em Jesus, o Senhor faz o que sempre quis: a redenção do mundo. Todos os povos estão sob o amor e a graça de Deus, trazidos através de Cristo na cruz. Jesus chama, primeiro seus discípulos, e depois a todos nós para sermos unidos a Ele através do amor que Ele mesmo nos dá. Isto é, amar a Deus e viver segundo os seus propósitos, pois era isto que o próprio Jesus fazia. O amor entre o Pai e o Filho, Jesus, é o que devemos buscar e viver em relação a Ele, em obediência, e entre nós, como sinal de que sua palavra é o mais importante que temos. Ficar unido a Cristo, através do seu amor por nós, é viver em conformidade com seu jeito de viver e de conviver com as pessoas: amor, solidariedade, fraternidade, justiça, honestidade, honra, fidelidade e, especialmente, a verdade. Fiquemos unidos a Cristo através do seu amor por nós, vivenciando este amor em relação ao nosso próximo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47474
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br