A melhor parte, Jesus pode nos dar

Senhas diárias

09/05/2018

Esse é o constante chamado de Deus, Javé, para o povo de Israel, ao longo da história do Antigo Testamento, especialmente para suas autoridades, governantes e classe possuidora das riquezas do país: Se voltarem para mim e ficarem calmos, vocês serão salvos. As invasões de povos vizinhos era uma repetição de tempos em tempos. Segundo o Antigo Testamento, com estas dores provocadas pelas invasões, Deus estava falando ao povo e dizendo que ele não estava seguindo os caminhos do Senhor e por isto o sofrimento acontecia. Devia voltar aos mandamentos e leis de Deus, pois só assim teriam a proteção e o cuidado do Pai. Precisavam retomar as leis e a confiança na presença de Deus, precisavam descansar no Senhor, para serem conduzidos por caminhos de paz e de bem. Porém, estas lideranças preferiam buscar as riquezas, a exploração dos necessitados, a ostentação, a acumulação e não serem solidárias com o povo em geral. Deus deixava que sofressem e todo o povo sofria junto.
Jesus fala para Marta, alguém extremamente dedicada a servir às pessoas, que ela estava exagerando nisso e, naquele momento, deixando o mais importante de lado. Servir às pessoas é um preceito colocado aos cristãos, porém é necessário escutar a Cristo, o Senhor, para não se perder num ativismo sem a direção de Deus, o Pai. O povo de Israel, suas lideranças, insistia em não ouvir Deus e se prendia aos bens e posses; Marta estava se prendendo ao afazeres e não escutava a palavra de Jesus. Na medida em que escutamos as palavras de Jesus, vamos tendo nossos olhos abertos aos caminhos de Deus, os quais também são de serviço intenso ao próximo. Jesus queria o coração de Marta e não apenas suas mãos. Jesus queria Marta tendo a alegria de ouvir sua palavra e a colocando em prática com a convicção de que Jesus era o mais importante naquele momento. É preciso parar diante de Deus e refazer forças e recentrar a direção a ser seguida. Jesus nos dá isso. Ouçamos sua palavra a cada dia.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47094
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br