1 Tessalonicenses 4.13-18 - Finados - 02/11/2018

Caderno de Cultos 2018

29/10/2018

1 Tessalonicenses 4.13-18.21-24,35-43 – 02-11-2018 Finados
Miss: Sergio Rocha Chapadão do Céu. GO
02/11/2018- Finados
Prédica: 1 Tessalonicenses 4.13-18; Leituras: Daniel 12.1-3; Salmos 118.5-6,15-21 Marcos 5.21-24;35-43.

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
A Palavra do Senhor nos diz: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” (Rm 12.15). Quero saudá-los a todos com essa palavra neste momento de celebração. Aqui nos reunimos como Comunidade de fé buscando o consolo na Palavra do Senhor. Sintam-se acolhidos e abraçados pela nossa comunidades.
Acolher os/as visitantes
CANTO DE ENTRADA
174 – HPD1 – Por tua mão me guia
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Nos Reunimos aqui em nome e na presença do Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Convido-os para Cantarmos o hino...
CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD1 – Vem Espírito divino
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
O pecado faz separação de nós e nosso Deus e nos leva para a vida sem sentido, sem direção. Destrói nosso corpo, nossa alma, nossos relacionamentos. Pois o Apostolo Paulo diz: o salário do pecado e a morte, O pecado nos enfraquece e leva à morte agora e para sempre. O perdão, e libertador, ele nos aproxima de Deus. Por isso precisamos nos arrependermos e confessar os nossos pecados, nossas falhas perante o nosso Deus. Pois é único que pode nos perdoar.
Oremos:
Senhor nosso Deus, tu manifestaste teu poder e misericórdia sobre a nossa vida em tantas situações de nossa existência, como, por exemplo, em perigo que somos expostos, sustentando-nos no dia a dia nós livrando da doença. Mesmo em caso de morte e luto nos tens assistido, através de sua Palavra colocando irmãos especiais em nosso lado. Nós, porém, muitas vezes agimos com indiferença, principalmente quando estamos em crise. Portanto, agimos como pessoas sem esperanças ou nos tornamos indiferentes para com a dor alheia. Senhor coloca em nosso coração mais amor pelas pessoas. Pai perdoa-nos e renova-nos, a esperança e a fé, pelo nome de Jesus Cristo. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1ª JOÃO 1.9 Encontramos uma promessa para nós que buscamos o perdão do nosso Deus.
Temos um Deus gracioso e misericordioso que nós dá seu perdão quando chegamos a ele somos recebido e reconciliados.
Oração do Dia:
Querido e amado Senhor nosso Deus, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos proporcionas de sermos teus filhos. Agradecemos pela tua palavra que tu deixaste para orientar-nos em nossa caminhada, pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Agradecemos que nos alcanças pela sua bondade e misericórdia e graça sirva-nos com a tua a palavra. Restaura-nos com teu amor esteja conosco. Em nome de Jesus. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura- Biblica:1 Ts 4.13-18
2ª Leitura - Bíblica: Dt 12.1-3
3ª Leitura Bíblica: Mc 5.21-24,35-43
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
132 – HPD1 – Fonte da celeste vida
PREGAÇÃO:
Referência: 1Ts 4.13-18
A ressureição de Cristo a base de nossa esperança.
Queridos irmãos a morte faz parte da nossa existência, faz parte do mistério da vida. O Apostolo Paulo procurava tratar das indagações e dúvidas que surgiam na igreja de Tessalonica, ainda mais por ser uma igreja que tinha muita influência grega.
Os gregos acreditavam na imortalidade da Alma, e não acreditavam na ressureição do corpo.
Os gregos acreditavam no chamado dualismo, eles criam que a matéria era essencialmente má; e o espirito era essencialmente bom.
Por isso os gregos tinham muita dificuldade de crer na doutrina da criação, não acreditavam na doutrina da encarnação e não acreditavam na doutrina da ressureição.
A ressureição era algo incompreensivo para uma mente grega. Por que para eles a morte libertava a alma de um cárcere, o corpo era uma prisão para alma. Pensar que uma alma que ficou livre do corpo e voltar neste corpo era um retrocesso e não uma glorificação.
Os gregos começaram a influenciar os pensamentos dos cristãos. E agora estava acontecendo que os filhos de Deus estavam vivendo como aqueles que não têm esperança.
Paulo escreve esta carta para mostrar que a vitória de Cristo o tumulo vazio a ressureição de Jesus é o alicerce da nossa esperança.
Ele escreve este texto para trazer consolo. Porque este assunto é tratado com muitas especulações. Se pegar um microfone e sair por ali entrevistando as pessoas perguntando o que vai acontecer depois da morte algumas pessoas vão dizer que quando uma pessoa morre acabou tudo! Não tem amanhã. Outras vão dizer que só tem aqui agora, não tem eternidade então por isso comemos e bebemos porque amanhã morremos. Esse era pensamento grego e de muitos que estão em nosso meio.
O apóstolo Paulo está dizendo para nós o seguinte; eu não preciso especular eu tenho uma revelação de Deus para trazer para vocês eu não estou trazendo mais uma ideia eu estou transmitindo uma revelação de Deus. Paulo traz uma base para nossa esperança.
A base da nossa esperança está na promessa da volta de Jesus. A Bíblia diz que Jesus voltará fisicamente e inesperadamente.
Outra verdade que este texto retrata e a gloriosa ressureição. Paulo diz o seguinte; se Cristo ressuscitou então os mortos vão ressuscitar. Mais agora se os mortos não ressuscitar então Cristo também não ressuscitou e se cristo não ressuscitou é vã a nossa fé, é vã a nossa pregação de fato Cristo ressuscitou sendo o primícias dos que dormem. Ele foi o primeiro da fila e nós que cremos nele iremos acompanha-lo.
Quando Jesus ressuscitou Ele foi fisicamente corporalmente para céu. Jesus venceu a morte.
A Bíblia diz que quando o crente em Jesus Cristo morre ele descansa das suas fadigas. Portanto o que garante a nossa ressureição é que Cristo venceu a morte ele é a primícias da ressureição de repente você pergunta como é que eles é a primícias Lazaro ressuscitou a filha de Jairo também ressuscitou e que estas pessoas voltaram a morrer novamente. Jesus Saiu do tumulo e nunca mais retornou a ele.
Porque Ele vive posso crer no amanhã. Paulo diz consolai-vos uns aos outros com esta Palavra. Que a mensagem da esperança, que a mensagem da alegria, que a mensagem da ressureição da vitória de Cristo sobre a morte inunde a nosso coração que Deus nós de a firme esperança que Deus está conosco todos os dias amém.

HINO
237 – HPD1 – Graças dou por esta vida
CONFISSÃO DE FÉ
Depois de ouvirmos a palavra de Deus que renova nossa esperança, convido-os para confessarmos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico onde confirmamos publicamente nossa fé no Deus que Pai, Deus Filho, e Deus Espirito Santo...
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
117 – HPD1 – Jesus, pastor amado
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________

Pai querido! Te agradecemos por este momento de celebração, pela tua Palavra que é viva e eficaz. Somos agradecidos porque tu nos amas. Queremos agradecer pela vida dos aniversariantes que estão em nosso meio abençoa Senhor sua vida e família.
Colocamos diante de ti a nossa comunidade todos os trabalhos por ela desenvolvidos.
Senhor esteja com toda liderança fortaleça na sua presença.
Intercedemos pelos enfermos que a tua boa mão conceda cura a eles.
Pedimos pela nova semana abençoe cada um de nós que teremos que tomar decisões importantes em nossos trabalhos. Entregamos tudo a Ti confiando nos teus cuidados. E colocamos os demais pedidos na oração que Jesus nos ensinou.

Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o senhor todos poderoso esteja a tua frente para indicar o caminho certo.
Que o senhor esteja atrás de ti para livrar da falsidades das pessoas má.
Que Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que Senhor esteja embaixo de ti, para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para te abençoar assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho, e Espirito Santo.
Vamos na paz do Senhor e na esperança da ressurreição de todos os mortos. Uma semana abençoada a todos nós.
CANTO FINAL
286 – HPD1 – Obrigado, Pai Celeste


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Dia de Finados

Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 49652
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br